Conteúdo principal

JFRJ intensifica promoção de campanhas sociais durante a pandemia

Em fevereiro de 2019, a Justiça Federal do Rio de Janeiro - JFRJ lançou internamente o Programa Justiça, Atitude e Conhecimento, com o objetivo de promover ações culturais, assistenciais e socioeducativas. A iniciativa veio fortalecer o que já era uma prática comum na JFRJ: a participação de magistrados e servidores em campanhas sociais, beneficiando grupos com maior grau de vulnerabilidade.

Com a pandemia da Covid-19 e consequente crise econômica e social, a queda expressiva na renda de tantos brasileiros tornou essa mobilização ainda mais relevante. Mesmo em trabalho remoto, a administração da JFRJ manteve o engajamento e intensificou ações de solidariedade. Magistrados e servidores da JFRJ e do Tribunal Regional Federal da 2ª Região uniram-se a grupos e instituições que promovem campanhas em benefício daqueles que se encontram em situação de maior necessidade e pobreza.

A primeira mobilização da JFRJ durante a pandemia ocorreu em abril, em parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro e o Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro. A campanha viabilizou a aquisição e entrega de mais de quatro mil e quinhentos litros de água mineral, destinada a centenas de pessoas em situação de rua.

Entre 25/05 e 05/06, em parceria com a ONG Entre o Céu e a Favela, a JFRJ promoveu uma campanha direcionada a famílias vulneráveis nos bairros de Santo Cristo, Gamboa, Saúde, Morro da Providência e Morro do Pinto. O valor arrecadado possibilitou a aquisição de dezenas de cestas básicas, contendo grãos, farináceos, itens de limpeza e higiene pessoal, entre outros itens, e atendendo a cerca de 275 pessoas.

A campanha mais recente, no mês de julho, beneficiou o Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas do Estado do Rio de Janeiro - o PROVITA RJ.  O Programa oferece proteção e assistência a pessoas que colaboram com a Justiça no esclarecimento de crimes, e cujas vidas ou integridade física estejam ameaçadas, bem como a de seus familiares. Num momento em que o repasse de verbas para a manutenção do Programa foi interrompido, a campanha da JFRJ assegurou alimentação para dezenas de pessoas atendidas pelo PROVITA.

Promovendo, participando e divulgando campanhas assistenciais, a JFRJ mantém-se próxima à sociedade, incentivando a solidariedade e a conscientização social.