Conteúdo principal

Novembro Azul: mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata

novembro azul escrito em azul, bigode em azul, fundo branco

O câncer de próstata é o segundo tipo mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer entre homens. Os dados - do Instituto Nacional de Câncer (INCA) - reforçam a importância da campanha Novembro Azul, que tem com o objetivo chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

Ainda segundo informações do INCA, a idade é o principal fator de risco para o surgimento do problema, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida. O histórico familiar e a obesidade também estão entre as causas. Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O primeiro tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, uma proteína produzida pela próstata que fica disponível na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína podem indicar o problema. Já o toque retal avalia o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata.

Para prevenir a doença recomenda-se manter o peso corporal adequado, além da adoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividade física, alimentação balanceada, evitar bebidas alcoólicas e não fumar. Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para investigação e, caso haja alguma alteração suspeita, obtenção do diagnóstico e tratamento.

A JFRJ apoia a Campanha Novembro Azul, iniciativa que surgiu na Austrália em 2003 e chegou ao Brasil em 2008.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer (INCA) e Ministério da Saúde