Conteúdo principal

Peritos de diversas áreas de saúde podem se cadastrar no site da Justiça Federal para atuar em processos

Detalhe da fachada do Foro Marilena Franco. Abaixo, o seguinte título, em letras brancas: "Peritos de diversas áreas de saúde podem se cadastrar no site da Justiça Federal para atuar em processos"
Peritos de diversas áreas de saúde podem se cadastrar no site da Justiça Federal para atuar em processos

Há uma demanda recorrente em diversos processos que tramitam na Justiça Federal do Rio de Janeiro (JFRJ): a concessão de benefícios por incapacidade temporária, por invalidez permanente ou de natureza assistencial.

Apesar disso, há uma enorme carência de profissionais médicos para a realização dos exames periciais, que são essenciais para a solução das controvérsias que surgem nos processos. Tais controvérsias ocorrem em várias especialidades, mas principalmente nas áreas de oncologia, neurologia, reumatologia, ortopedia, pneumologia, ginecologia e dermatologia, em especial nas localidades do interior do Estado.

Em conformidade com diretrizes do Conselho da Justiça Federal, o valor usual do pagamento é de R$200,00 (duzentos reais) por perícia realizada.

Em geral, os exames são realizados nas sedes da JFRJ em todo o Estado do Rio de Janeiro, que dispõem de consultórios. Mas, em alguns casos, é possível realizá-los nos consultórios dos próprios profissionais, principalmente quando são necessários equipamentos especiais. Os laudos periciais são elaborados a partir de questionários fornecidos pelos juízos no corpo do processo e devolvidos pela internet.

Os interessados em atuar deverão acessar o site da Justiça Federal do Rio de Janeiro através deste link e efetuar o respectivo cadastro. Após validação, já é possível aceitar nomeações e consultar o andamento dos processos, desde a nomeação até o pagamento dos honorários periciais.