Conteúdo principal

Programa “Conhecendo a SJRJ”: Alunos do CIEP Juan Martinho Carrasco visitam a Justiça Federal

Grupo de estudantes sentados. Á frente, servidora de pé. Abaixo, o seguinte título: "A assessora de Comunicação Social, Iris de Faria, deu as boas-vindas aos estudantes e detalhou a programação do dia
A assessora de Comunicação Social, Iris de Faria, deu as boas-vindas aos estudantes e detalhou a programação do dia
Simulação da audiência, conduzida pela juíza federal Marcella Brandão, com a participação de equipe de servidores da JFRJ.

Mais de 40 alunos do ensino médio matriculados no CIEP Juan Martinho Carrasco participaram do programa “Conhecendo a SJRJ”, realizado no dia 16/5, no auditório do fórum da Justiça Federal na Av. Rio Branco.

O grupo foi recepcionado pela equipe de Comunicação Social da Justiça Federal do Rio de Janeiro, que deu as boas-vindas aos estudantes e detalhou a programação do dia. O grupo teve acesso a informações sobre a estrutura dos Poderes da República, com ênfase no Poder Judiciário, e sobre o papel da Justiça Federal na vida dos cidadãos. Também foram destacadas as várias ações afirmativas adotadas atualmente pelo Judiciário, como a política de cotas para concursos e, no caso específico da JFRJ, o Comitê Permanente de Equidade Racial e de Gênero.

Na sequência, uma estagiária de ensino médio, lotada na Área Administrativa, conversou com os alunos sobre a importância do estágio na instituição.

A juíza federal Marcella Araújo da Nova Brandão, convocada para a 7ª Turma do TRF2, falou sobre a indecisão profissional nesta fase da vida. “Este momento é delicado, assim como vocês, eu tinha muitas dúvidas. Afinal, é uma escolha com repercussões para o resto da vida. Mas, com o tempo e a maturidade, vocês vão encontrar a profissão que melhor se encaixe no perfil de cada um”, pontuou.

Além disso, a magistrada compartilhou detalhes da sua trajetória profissional e exaltou o papel da Justiça Federal. “Tenho 22 anos de magistratura e me sinto realizada diariamente ao garantir a efetividade dos direitos dos cidadãos brasileiros. Nesse período, também pude constatar a evolução da Justiça Federal para cumprir a sua função institucional de promover a justiça e a cidadania”, assegurou.

Em seguida, foi a vez do diretor do Foro, juiz federal Eduardo André Fernandes, agradecer a participação de todos e destacar a importância do evento. “A missão do Conhecendo a SJRJ é aproximar a Justiça Federal da população. Com isso, buscamos reforçar a confiança de vocês no Poder Judiciário como uma instituição capaz de solucionar conflitos e pacificar a sociedade”, disse.

Simulação de audiência

Depois de encerrada a primeira etapa do evento, foi realizada a simulação de uma audiência, uma oportunidade para os participantes conhecerem as fases de um julgamento. Conduzida pela juíza federal Marcella Brandão, com a participação de servidores e de dois estudantes, a simulação foi inspirada em um caso real de tráfico internacional de drogas, com o uso de nomes fictícios. Ao final, a juíza delegou aos alunos o veredito, gerando debates entusiasmados entre os presentes.

Após o lanche, os estudantes foram convidados a conhecer o Centro Cultural Justiça Federal, onde fizeram uma visita orientada à exposição “Dragão Floresta Abundante” do artista paraibano, radicado em Brasília, Christus Nóbrega.

A diretora do CIEP Juan Martinho Carrasco, Keila Alves Siqueira, acompanhou os estudantes e elogiou a atividade. “É uma oportunidade única para os nossos alunos, pois tomam consciência do seu papel na sociedade. Como protagonistas de suas vidas, compreendem a responsabilidade por seus atos e a necessidade de cumprir as leis”, ressaltou a educadora.

O programa Conhecendo a SJRJ completou 17 anos em março de 2024 e é destinado, prioritariamente, a estudantes de nível médio de escolas públicas, mas qualquer escola pode participar, bastando, para isso, encaminhar um e-mail para relacoespublicas@jfrj.jus.br, ou ligar para (21)3218-9736, de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.