Conteúdo principal

TRF2 apoia a campanha de conscientização sobre Glaucoma com evento em 20 de maio*

close de um olho aberto

Lei nº 10.456/2002 instituiu o dia 26 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, doença que é a maior causa de cegueira no mundo. Estima-se que 80 milhões de pessoas apresentam o diagnóstico, sendo que 5% desses casos resultam na perda total de visão. Para chamar a atenção para essa séria questão de saúde, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) promovem a Campanha “24H PELO GLAUCOMA”.

Sobre a Campanha

O evento ocorrerá no dia 20 de maio, das 9h às 17h, por meio do canal do CBO no YouTube, e contará com a participação de médicas oftalmologistas, celebridades e pacientes que convivem com a doença. O objetivo da campanha consiste no incentivo ao diagnóstico e tratamento precoces dessa doença.

A atividade abordará assuntos como os perigos da automedicação, as causas da doença, a importância do uso de colírios, o acompanhamento do tratamento do paciente e a atuação do Programa Nacional de Glaucoma.

O que é o Glaucoma?

Glaucoma é uma doença crônica que afeta o nervo óptico, estrutura responsável por permitir ao cérebro reconhecer as formas e cores capitadas. A pressão intraocular suficientemente elevada machuca o nervo óptico progressivamente e, infelizmente, não é possível recuperar as partes do nervo que foram lesadas. No Brasil, em 2022, havia 1,5 milhão de pessoas com a doença. Quase a metade desse grupo desconhecia sua condição por ser doença de evolução silenciosa, sem dor ou incômodo em sua fase inicial.

Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de se evitar a perda da visão. Caso não seja tratado, quem vive com glaucoma pode começar a perder a visão periférica, ou seja, quando olha para a frente, enxerga nitidamente os objetos distantes, mas não vê o que está nas laterais, como se o olho estivesse observando através de um tubo. Em estágios mais avançados, a visão central também é atingida e a doença pode evoluir para a cegueira.

Quais os fatores de risco para o desenvolvimento do glaucoma?

Um dos principais fatores de risco associado ao desenvolvimento do glaucoma é o histórico da doença na família, mas, além dele, outros fatores são: etnia africana (para glaucoma de ângulo aberto) ou asiática (glaucoma de ângulo fechado), idade acima de 40 anos e presença de miopia em graus altos. É muito importante que toda pessoa que faz parte do grupo de risco realize o acompanhamento médico oftalmológico.

Para saber mais sobre o Glaucoma e suas formas de prevenção e tratamento, acesse o site da Campanha 24h pelo Glaucoma.

*Com informações do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Glaucoma

Fonte: TRF2