Conteúdo principal

JFRJ: alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade participam de Programa Educativo

Juiz Federal Vladmir Vitovski fala para alunos da Univerti

Cerca de trinta alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade, projeto da Universidade Federal Fluminense, participaram de edição especial do Programa Educativo “Conhecendo a SJRJ” na sexta-feira, 22 de setembro. Os idosos estiveram no Foro da Justiça Federal do Rio de Janeiro, localizado na Avenida Rio Branco, no Centro, onde puderam somar aos anos de experiência novos conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário, com foco na esfera federal.

A atividade, geralmente proposta para jovens estudantes do Ensino Médio, foi conduzida pelo juiz federal Vladimir Vitovsky. O magistrado apresentou as competências da Justiça Federal, bem como ações judiciais específicas sobre a realidade dos idosos (questões relativas ao direito previdenciário, por exemplo). Além da palestra, a programação do encontro incluiu também simulação de uma audiência, café da tarde e visita orientada ao Centro Cultural da Justiça Federal.

Assim como em todas as edições do Programa “Conhecendo a SJRJ”, os participantes receberam um kit com um exemplar da Constituição Federal e outros materiais de apoio à atividade pedagógica. Os representantes das instituições receberam um DVD institucional.

Estudantes do Ensino Médio podem ser inscritos pelas escolas através do endereço de e-mail relacoespublicas@jfrj.jus.br. Eventualmente, novas edições direcionadas à terceira idade também poderão ser promovidas.