Conteúdo principal

Núcleos de Justiça 4.0

Atualizado em: 
25/11/2022

Os Núcleos de Justiça 4.0 fazem parte do esforço contínuo de modernização do Poder Judiciário. Foram criados a partir da Resolução CNJ 385/2021, com o objetivo de aumentar a eficiência e a rapidez com que os processos são julgados. Para atingir essa meta, são utilizadas ferramentas tecnológicas, como o processo eletrônico e inteligência artificial.

Atualizado em: 
24/11/2022

Na Seção Judiciária do Rio de Janeiro existem 6 Núcleos de Justiça 4.0 especializados em matéria previdenciária e com competência para julgar processos ajuizados em qualquer localidade do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, existe também um Núcleo de Justiça especializado em Saúde Pública.

Atualizado em: 
29/11/2022

No momento, há 6 Núcleos de Justiça 4.0 com competência para processar e julgar matéria previdenciária. E, existe também um Núcleo 4.0 especializado em Saúde Pública, que aprecia pedidos de internação, tratamento médico ou fornecimento de medicamentos, por exemplo.

No caso dos Núcleos de Justiça 4.0 com competência previdenciária, os processos que são normalmente ajuizados pelos advogados ou pelos próprios autores são sorteados no momento da distribuição e encaminhados aos Núcleos.

Atualizado em: 
29/11/2022

Os Núcleos de Justiça 4.0 são unidades virtuais. Isso significa que não estão vinculados a nenhuma localidade e não funcionam em instalações físicas. Os servidores e magistrados trabalham de forma remota, através da internet.

Atualizado em: 
24/11/2022

O atendimento é feito exclusivamente por meio do Balcão Virtual e por e-mail. Veja a relação de endereços eletrônicos no link https://www.jfrj.jus.br/atendimento/enderecos-telefones-e-emails/contatos-dos-juizos.

Forma(s) de contato ou de consulta para este assunto